O novo site das ENS em Portugal

sexta-feira, 16 de abril de 2010

BODAS MATRIMONIAIS



A diocese de Lisboa vai assinalar no próximo dia 16 de Maio as Bodas Matrimoniais dos casais que, no presente ano, completam 25 e 50 anos de matrimónio.

O encontro terá lugar nos Jerónimos, domingo 16 de Maio a partir das 14h30, seguido de missa às 16h00, presidida por Sua Eminência Reverendíssima o Senhor Cardeal-Patriarca. Será um encontro das famílias de Lisboa com o seu Bispo, agradecendo a Deus a caminhada que têm feito na construção da família e da sociedade.

Lisboa precisa deste momento de intimidade com Deus e com a Igreja, pois estes casais testemunharão que Jesus Cristo os tornou novas criaturas, fazendo comunhão com eles e conduzindo-os à intimidade do Pai. Deste modo, se dará expressão à verdade da nossa condição de criados por amor e para o amor.

Os casais que fazem as suas bodas de prata e bodas de ouro sabem que Jesus, assumindo-se no Nós da intimidade trinitária, revela quanto Deus se empenha no presente e no futuro dos que reúne à sua volta: Quem me ama… meu Pai o amará; nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada… E o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome vos ensinará… e vos recordará tudo o que Eu vos disse (cf. Jo 14).

O eis-Me de Deus para nós, deve ser correspondido pelo eis-me de nós para Deus. Se guardarmos a sua Palavra, acontecerá essa correspondência. Afinal tudo assenta no sentido do matrimónio, como singular comunhão de duas pessoas que se aceitam e se comprometem diante de Deus e da Igreja, como lhes recorda o celebrante no momento em que trocam o consentimento.

Sector da Pastoral Familiar