O novo site das ENS em Portugal

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O Itirnerário do Sector de Oeiras “A”

clip_image002

EDITORIAL:

Com a Solenidade de Cristo-Rei, terminou mais um Ano litúrgico.

Cada Ano, deve ser uma caminhada; através dos principais acontecimentos da vida de Cristo; de tal modo que nos vamos identificando, cada vez mais, com Ele.

E bom seria que, no fim de cada Ano Litúrgico, pudéssemos exclamar como S.Paulo: «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim».

E cantar com entusiasmo, com alegria e com verdade: «Viva Cristo-Rei».

Vamos começar mais um Ano Litúrgico com o Advento.

Este tempo recorda-nos a grande expectativa do povo de Israel, que ansiava, ardentemente, a vinda do Messias e, por meio dos profetas, suplicava: «Vinde Senhor, não tardeis.»

Lembra-nos, ainda, o tempo que a Virgem Maria acolheu, no seu seio puríssimo, o próprio Filho de Deus, concebido pelo poder fecundo do Espírito Santo, em esperança do seu nascimento, com toda a ternura, carinho e enlevo com que a mais santa das mães pode esperar o seu querido Jesus.

Ao longo de cerca de quatro semanas, preparemos a vinda de Cristo, o Natal de Jesus que è o nosso Natal, através de uma vida mais austera, no arrependimento e emenda dos nossos pecados, pela leitura assídua da Palavra de Deus, pela frequência dos sacramentos da Penitência e da Eucaristia e pela caridade atenta aos irmãos mais necessitados.

E Cristo nascerá, realmente, nas nossas almas, nas nossas vidas e nas nossas famílias.

Santo Natal, com as bênçãos do Menino Jesus.

Pd. Celestino Manso

ENCONTRO DE ABERTURA:

O Encontro de Abertura do nosso Sector foi realizado em 18 de Outubro de 2009 no salão da Igreja Paroquial de S. Julião da Barra.

Foi bastante participativo uma vez que estiveram presentes todos os C.R antigos e novos.

Foram apresentados os novos casais que entraram para a equipa do Sector

Também a equipa do Sector esteve presente.

Foram expostas as ideias do sector para este novo ano.

No final os C.L. reuniram-se com os CR das equipas que ligam. Por volta das 17 horas chegaram os restantes casais tendo sido celebrada a Eucaristia.

O NOSSO ENCONTRO NACIONAL

Mais uma vez tivemos a felicidade de participar no Encontro Nacional das ENS que se realizou em Fátima nos dias 21 e 22 de Novembro, este ano baseado no tema 70 ANOS-ENS AO SERVIÇO DO AMOR.

Para além da necessidade espiritual de estarmos presente e podermos saborear deste alimento que nos enche da mística do Movimento, haviam dois pontos de interesse para nós muito importantes: a celebração dos 70 anos das ENS e a passagem do testemunho da Equipa SR para a nova Equipa que é encabeçada pelo casal Amaral, pertencente ao nosso Sector Oeiras A, o que nos enche de grande alegria.

Realizada já num período de prenúncio do Advento, de início da caminhada que nos prepara para a chegada do Menino Jesus, foi também uma oportunidade de nos encontrarmos em casal e em equipa e de rever um grande número de amigos equipistas que normalmente estão presentes nestes encontros que o Movimento nos oferece.

Como sempre acontece nestes eventos os pontos altos foram a Eucaristia celebrada no Domingo na Igreja da Santíssima Trindade, presidida pelo Senhor Bispo D. Joaquim Mendes e a recitação do Terço na Capelinha das Aparições seguido de procissão de velas, por serem os momentos em que mais directamente louvamos o Senhor e a Virgem Santíssima e damos graças pelas bênçãos que sobre nós derrama e intercedemos por todos os que sofrem.

As palestras foram englobadas em 3 painéis; o primeiro subordinado ao tema ATITUDES DE VIDA em que o casal convidado Mercedes e Álvaro Gomes-Ferrer nos falaram sobre a espiritualidade conjugal que nos é proposto pelas ENS e como os pontos concretos de esforço nos poderão ajudar a atingir essa mesma espiritualidade; como poderemos conhecer a vontade de Deus sobre cada um de nós como casal e como membro das equipas.

Também o Sr. Padre Janela (Conselheiro Espiritual da anterior Equipa SR) interveio neste painel salientando o facto de que hoje em dia a dificuldade na oração não está no facto de rezar o quê mas principalmente em sabermos rezar porquê.

Após o almoço seguiu-se uma reunião em equipa para reflectirmos sobre os PCE e como nos têm ajudado a melhorar as nossas Atitudes de Vida. Estas reuniões, originariamente programadas para se realizarem no recinto do Santuário onde os chapéus-de-chuva entretanto entregues dariam um colorido e uma outra publicidade do nosso Movimento para todos os peregrinos presentes acabou por ter de se realizar nos quartos dos hotéis porque a chuva caprichou em cair em abundância nesta hora. S. Pedro achou que a nossa vaidade deveria ser refreada...

Para o segundo painel tivemos a palestra do Sr. Padre Feytor Pinto sobre A VIDA EM COMUNIDADE. Com a sua extraordinária capacidade de exposição, falou-nos da nossa relação com Deus e do modo como se constrói a partir da nossa relação com os outros. Como o nosso caminho para o Senhor se alicerça na nossa Igreja doméstica e nas pequenas comunidades que são as equipas a que pertencemos.

Seguiram-se testemunhos de dois casais, um de Portugal e outro de Moçambique (este muito giro na sua exposição sobre o modo como o pertencer e a vivencia nas ENS veio alterar antigas tradições conjugais); o relato sobre o que tem sido a actividade das EJNS foi feito pelo João (actual responsável pela Equipas de Jovens de Nossa Senhora). Nós próprios ainda tivemos um tempo neste painel para nos apresentarmos, perante estes mais de mil casais, como responsáveis da Família dos Intercessores em Portugal e falarmos resumidamente sobre o que nos anima e qual o papel dos Intercessores, apelando à inscrição de mais voluntários.

No Domingo após a Eucaristia segui-se o terceiro painel, AO SERVIÇO DO AMOR, em que podemos ouvir uma reflexão profunda do casal Constança e Alberto Alvarado sobre o Amor em casal, a Deus e aos outros; a importância desse Amor no nosso quotidiano quer com o nosso conjugue, os nossos filhos e familiares, os nossos amigos e aqueles que nos rodeiam ou que precisam do nosso auxílio e quais os PCE que nos ajudam a estar disponíveis para esse Amor que deverá ser permanente e gratuito à imagem de Jesus.

Após das palavras de despedida da Ana e do Vasco Varela brindadas por uma longa ovação por todos os presentes em reconhecimento pelo excelente trabalho que eles e toda a sua equipa Supra-regional realizaram ao longo destes últimos 5 anos pelas ENS (bem-hajam pela sua dedicação e entrega à missão que agora terminaram).

Seguiu-se a apresentação (magnífica) do plano para 2009/2014 pelo novo CR Supra-Regional, os nossos queridos amigos Isabel e Paulo Amaral. A sua dedicação, o seu espírito de sacrifício, a sua abnegação e afeição, em suma, o seu grande AMOR às ENS garantem-nos um auspicioso caminho para o nosso Movimento para além da imensa alegria, como já salientei, de serem um casal do nosso Sector. Que Nossa Senhora os acompanhe e proteja na sua missão, abençoando-os a eles e às suas 2 filhas. De nós poderá sempre contar com o apoio e ajuda; obrigado por terem aceitado esta tarefa que Deus lhes enviou.

O Encontro encerrou com o Magnificat seguido da bênção final do Sr. Padre Armindo Vaz.

Oeiras, 20 Dezembro 2009-12-20

Rita e Joaquim (NO2)

ENCONTRO DO ADVENTO 2009

No passado dia 12 de Dezembro foi realizado o Encontro do Advento do nosso Sector na Igreja de Nova Oeiras.

Este ano foi proposto que as Equipas do nosso Sector, que se empenhassem em ajudar uma Instituição, um casal, ou outra entidade, que tivessem grandes dificuldades, devido principalmente à crise que o nosso país atravessa.

Constatamos que a nível particular já existiam equipas que tinham esse objectivo, mas sem ser na época do Natal.

Foi com alegria que verificamos que todas as equipas do nosso sector se empenharam nesta actividade ficando no ar que vão continuar a ajudar os casais ou instituições que cada equipa escolheu para partilharem com oferendas que sejam necessárias para a sobrevivência.

Houve uma grande participação das equipas.

Agradecemos às equipas organizadoras – Porto Salvo 3 e Paço de Arcos 5 – o empenho que tiveram na organização deste encontro.

Este ano foi diferente dos outros anos, uma vez que o Sector pensou que estava na altura de pormos em prática o 2º Folgo – as equipas de Nossa Senhora não podem nem devem estar fechadas em si mesmas, devemo-nos abrir aos outros.

clip_image005
clip_image006

Vista Geral Vista de outro ângulo

clip_image009

O nosso C. Espiritual    A Equipa de P.S. 1clip_image010

O Encontro terminou com a Eucaristia.

Bem-haja a todos os equipistas do nosso Sector.

O BLOG DO SECTOR:

Já é do conhecimento de todos os equipistas do nosso sector que têm internet, que já existe um blogue que cujo endereço é:

http://ens-sectordeoeirasa.blogspot.com/

É um blogue que dentro dos possíveis vai estar sempre actualizado e com informações para os nossos equipistas.

Esperamos que o adicionem aos “favoritos” e que o consultem com regularidade.

ENCONTRO DOS CONSELHEIROS ESPIRITUAIS:

Nos dias 5 e 6 de Fevereiro em Fátima, a Supra Região de Portugal vai fazer um encontro dos Conselheiros Espirituais de todas as equipas de Portugal. Assim não se esqueçam de avisarem os vossos C.E. para fazerem os possíveis para estarem presentes.

O Secretariado já enviou cartas convites.

DATAS A NÃO ESQUECER

Actividades Nacionais

5 e 6 de Fevereiro de 2010 – Encontro dos Conselheiros Espirituais em Fátima

ACTIVIDADES REGIONAIS

9 e 10 de Janeiro 2010 – EEN – Turcifal

8 de Maio de 2010 – Dia da Região

20 de Junho 2010 – Jornadas da Região

ACTIVIDADES DO SECTOR

19 de Março 2010 - Encontro da Quaresma – P.S.6 – Igreja Paroquial de Oeiras

22 e 23 Maio – Retiro do Sector – Confich – “Fim-de-semana de oração”

Missas dos 1ºs Sábados

02.01.2010-Igreja S. Julião da Barra – 18 horas P.A. 2

06.02.2010-Igreja S. Julião da Barra – 18 horas P.S. 1

06.03.2010-Igreja S. Julião da Barra – 18 horas P.A. 6

01.05.2010-Igreja S. Julião da Barra – 18 horas Caxias 1

05.06.2010-Igreja S. Julião da Barra - 18 horas S. Marcos 1

Datas a Recordar

Aniversários de Casamento e Ordenação

Janeiro

25 – Anabela e Manuel Godinho (PS6)

28 – Dumélia e Augusto Dias (PS3)

Fevereiro

2 – Mª João e António Sameiro (O1)

17 – Mª Fernanda e Duarte Mariz (L56) – 50º Aniversário

Março

5 – Ilda e Armindo Cruz (PS3)

18 – Isabel e Rui Gonçalves (PA2)

22 – Luísa e Luís Roncon (PA2)

31 – Mª Paula e António Coelho (NO4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário